O que é ideologia? (Marilena Chauí)
Neste livro Marilena Chauí relata numa versão muito simplista e fundamentalista, a respeito do que levou os diferentes tipos de ideologias a se trasformarem durante o percurso da história.
Ela divide o livro em 5 capítulos, no primeiro Marilena explica o por que estudar este tema ideologia, e os outros capítulos relatam a respeito de dados momentos da história e a visão dos filósofos em relação ao chamado ideologia. Assim começa com alguns filósofos gregos até o século vinte, analisando suas transformações, das quais fizeram parte pessoas como: Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.

A ideologia começa com Aristóteles com suas teorias. Pra ele tudo tinha um motivo, entretanto as causas não tinham o mesmo valor, por exemplo, a causa que era responsável por fabricar humano ou a transformação da matéria prima em manufatura, era a menos importante, e a causa final, ou seja, o motivo, era mais valiosa.
Depois de Aristóteles, Augusto Comte se encarregou de ampliar a visão de o que era ideologia. Comte fala muito das três fases de que o ser humano passa: a fase teológica em que o homem explica a realidade por meio do divino; a fase metafísica em que o homem explica a realidade através de princípios gerais e abstratos; e a fase cientifica em que o homem da mais importância a realidade. Cada faze dessas propõe uma teoria, ou seja, uma ideologia.
Então o livro começa a explicar Karl Marx e a sua visão em relação à existência da ideologia nas diferentes sociedades. Marx acredita que a ideologia se utiliza de inúmeros meios para alienar o povo, como por exemplo, através do Estado. O povo pensa que está vivendo segundo o interesse geral, mais na verdade vive segundo os interesses da classe dominante. A ideologia durante toda a historia serviu de instrumento de dominação, mascarando a realidade social e ocultando a verdade dos dominados.
Marilena Chauí buscou apresentar no livro as diversas formas com que os dominantes se utilizam para exercer seu poder de dominação. Com a leitura concluí que o papel da ideologia é criar na mente das pessoas uma idéia de que todo fenômeno que acontece no mundo é algo natural e que não existe uma razão lógica para isso.